CONTINUAÇÃO:

ORPT – Oleosa, resistente, pigmentada e firme (não enrugada) pele raramente sofre de sensibilidade, como acne, vermelhidão facial. No entanto, hipercromias como Melasma e Efélides, muitas vezes ocorrem. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas do que outros tipos devido ao aumento da pigmentação da pele que a protege do envelhecimento e / ou por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos para os cuidados com a pele devem conter filtro solar, nutrientes, hidroxiácidos, despigmentantes (2).
ORNW – Pele oleosa resistente, não pigmentada e enrugada raramente sofre de sensibilidade tais como acne, vermelhidão facial. Este tipo de pele tem menor concentração de pigmento, portanto, menor proteção natural e maior tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou passados que podem incluir a exposição ao sol ou tabagismo. Produtos de cuidados da pele devem conter filtro solar, nutrientes, hidroxi ácidos e antioxidantes (2).

ORNT – Oleosa, resistente, não pigmentada e firme (não enrugada) pele raramente sofre de sensibilidade, tais como acne, vermelhidão facial. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos para os cuidados com a pele devem conter filtro solar e nutrientes (2).

DSPW – A pele seca, sensível, pigmentada e enrugada é caracterizada por acne ou vermelhidão facial, rubor e irritação. Estes problemas inflamatórios são muitas vezes seguidos por escurecimento da pele nas áreas das acnes ou irritação da pele. Hipercromias podem desenvolver-se no rosto com a exposição ao sol. Barreira lipídica da pele é fraca e isso a torna mais suscetível a desidratação da pele. Tem uma tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou do passado, como a exposição ao sol ou fumar cigarro. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, hidratantes, vitaminas, despigmentantes, antioxidantes e anti-inflamatórios (2).

DSPT – Seca, sensível, pigmentada e firme (não enrugada) Pele caracterizada por acne ou vermelhidão, facial, rubor e irritação. Barreira de proteção natural da pele é fraca e isso a torna mais suscetível a desidratação. Muitas vezes ocorre o escurecimento da pele nas áreas de acne. Hipercromias podem desenvolver-se no rosto com a exposição ao sol. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas do que outros tipos devido ao aumento da pigmentação da pele que protege a pele do envelhecimento e / ou por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos de cuidados da pele devem conter filtro solar, reparar barreira de hidratação, nutrientes, despigmentantes e antiinflamatórios (2).


DSNW – A pele seca, sensível, pigmentada e enrugada é caracterizada por acne ou vermelhidão facial, rubor e irritação. Estes problemas inflamatórios são muitas vezes seguidos por escurecimento da pele nas áreas com acne ou irritação da pele. Hipercromias podem desenvolver-se no rosto com a exposição ao sol. Barreira de proteção natural da pele é fraca e isso o torna mais suscetível a desidratação da pele. Esta pele também tem uma tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou do passado, como a exposição ao sol ou fumar cigarro. Produtos de cuidados com a pele devem conter filtro solar, reparadores barreira de hidratação, nutrientes, despigmentantes, antioxidantes e antiinflamatórios (2).

DSNT – A pele seca, sensível, não pigmentada e firme (não enrugada) é caracterizada por acne ou vermelhidão facial, rubor e irritação. A barreira de proteção natural da pele é fraca e isso o torna mais suscetível a desidratação da pele. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, reparação barreira lipídica, hidratantes, nutrientes e antiinflamatórios (2).

DRPW – A pele seca, resistente, pigmentada e enrugada raramente sofre de sensibilidade tais como acne, vermelhidão facial. No entanto, hipercromias como Melasma e Efélides, muitas vezes ocorrem. Este tipo de pele tem uma tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou do passado, como aumento da exposição solar ou tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, hidratantes, hidroxiácidos, nutrientes, despigmentantes e antioxidantes (2).

DRPT – Seca, resistente, pigmentada e firme (não enrugada) pele raramente sofre de sensibilidade tais como acne, vermelhidão facial. No entanto, hipercromias como Melasma e Efélides, muitas vezes ocorrem. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas do que outros tipos devido ao aumento da pigmentação da pele que protege a pele do envelhecimento e / ou por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, hidratantes, nutrientes, hidroxi ácidos, despigmentantes (2).

DRNW – Pele seca resistente, não pigmentada e enrugada. Raramente sofre de sensibilidade, tais como acne, vermelhidão facial. Este tipo de pele tem menor concentração de pigmento, portanto, menos proteção natural e maior tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou passados que podem incluir a exposição ao sol ou tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, hidratantes, nutrientes, hidroxi ácidos e antioxidantes (2).

DRNT – Seca, resistente, não pigmentada e firme (não enrugada) pele raramente sofre de sensibilidade tais como acne, vermelhidão facial. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtros solares, hidratantes e nutrientes (2).
Somente uma identificação correta dessas características guiará o profissional a um tratamento adequado, já que esta norteia a escolha da abordagem a ser seguida, a fim de evitar a perda de tempo e os resultados nulos ou insuficientes.
Ps. Preferencialmente compartilhe esta postagem, mas caso queira copiar, favor citar a fonte.

Referências:
1. Baumann L. Cosmetics and Skin Care. In: Fitzpatrick’s Dermatology in General Medicine, 7th ed., edited by K. Wolff, L Goldsmith, S Katz, B Gilchrest, A Paller, D Lefell. New York, McGraw-Hill, 2008, pp 2357-2364.
2. Baumann L: The Skin Type Solution. New York, Bantam Dell, 2006.

Texto e Tradução: Prof. Ricco Porto