DIGA NÃO AO EFEITO SANFONA!!

O que é mais inteligente?

Realizar redução instantânea de gordura, promovendo lipólise a todo custo, sem dar tempo ao organismo para que este possa se adaptar à essa uma nova realidade metabólica? Podendo gerar nesse mesmo organismo uma reação negativa à ação lipolítica por meio da termogênese adaptativa entre outros mecanismos de defesa que muito em breve frearão abruptamente os resultados?

Ou

Trabalhar uma abordagem que vise alterações metabólicas sustentáveis. Promovendo sim lipólise, estimulando e facilitando o gasto calórico, porém tratando o tecido adiposo como um órgão altamente relevante ao controle metabólico? E de forma sistemática e EM CONJUNTO COM PROFISSIONAIS DE ÁREAS AFINS (lê-se Nutricionistas e Educadores Físicos), introduzir hábitos de vida saudáveis na rotina desse indivíduo para que este tenha a capacidade de continuar gerenciando seu emagrecimento como um estilo de vida?


O que posso dizer é que enquanto você estiver entendendo o processo de redução de gordura tomando por base a avaliação dos resultados em balanças e fitas métricas, e reduzindo cada vez mais o tempo para que este ocorra, sem dar tempo para que o organismo se reprograme de fato, os resultados sempre serão passageiros.

É claro que o apelo cada vez mais imediatista do mercado faz necessário a promoção de resultados estéticos visíveis em 1, 15 ou 30, 60 dias, satisfazendo o cliente momentaneamente (Eu atendo até hoje e sei bem que a cliente já chega perguntando quantas sessões são necessárias para o resultado).

Mas enquanto profissionais de Estética (lê-se Profissionais de Saúde) e clientes não entenderem que redução de gordura é um TRATAMENTO DE SAÚDE com resultados estéticos SECUNDÁRIOS, o estilo de vida não será alterado e o engordamento será uma constante na vida deste. Fazendo com que o profissional que aposta em milagres imediatos, passe de Herói a Vilão em um passe de Mágica.

ADENDO: Achei importante fazer um adendo a esse texto. Quando falo sobre imediatismos na Estética estou me incluindo como Esteticista e me incluo como criador de Método também. A propósito o Método SKINNY® se não entendido e aplicado de forma correta e consciente tende ao fracasso. Jamais usaria minha página para atacar Métodos de colegas, alguns que nem sequer conheço. Por isso falo da realidade da Estética atual como um todo, e nossas aflições com clientes que chegam sem entender o processo de emagrecimento como um trabalho em equipe, bem como alerto profissionais que não entenderam a fisiologia do emagrecimento e por isso acabam se frustrando e frustrando o seus clientes.

A vida é feita de escolhas, reflita sobre que tipo de profissional você quer ser, isso determinará o tipo de público que você irá atrair e o tipo de resultado que você irá obter. Sucesso a todos!

Prof. Ricco Porto